Lá vêm as Marchas com mais de 800 desfilantes e as Bandas em Festa com 150 músicos em palco

Terça, 12 de Junho 2018


As Marchas Populares de Santo António, com a participação de 9 coletividades de todas as freguesias do concelho, dão um colorido especial à programação das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. Na véspera do feriado municipal, esta terça-feira, dia 12, a partir das 21h30, 825 marchantes desfilam na Avenida 25 de Abril e na Alameda do Parque do Antuã, numa das noites mais participadas das festas. As entradas são livres.

 

As tradicionais Marchas Populares envolvem marchantes de todas as idades, com muita música, cor e alegria.

 

“As Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja, em vários momentos da sua programação, têm sido uma oportunidade para a comunidade apresentar tradições que integram a nossa identidade cultural, sendo as Marchas de Santo António um bom exemplo”, reforça a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

 

“Quando a comunidade se vê envolvida num evento desta dimensão e sente que a sua identidade, as suas tradições estão a ser valorizadas, revela uma forte intervenção comunitária, elevando os valores culturais, com rigor estético e espírito de cidadania”, sublinha a propósito da deliberação camarária que garante o apoio aos grupos participantes, definido em 20€/participante, tendo-se registado um aumento de 11%, num investimento global de 16.500€.

 

Organizadas pela Câmara Municipal, as Marchas Populares ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade.


Marchas participantes e temas (por ordem de desfile)
. Associação de Pais da Escola Visconde de Salreu "Os Pescadores"
. Fundação Cónego Filipe de Figueiredo "Amar Estarreja"
. Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense "Paisagens da minha Terra"
. Grupo de Folia GRESFA "As Vindimas"
. Associação Cultural e Recreativa do Roxico "As Varandas"
. Associação Recreativa e Cultural e Grupo de Samba Os Morenos "Bago de Amor"
. Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro "Os Correios"
. Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes "As flores e os seus encantos"
. Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer "No raiar do sol … Vira o Girassol"

 

A noite continua com o baile popular com o grupo Nova Geração. O anúncio das marchas vencedoras e a entrega de prémios estão previstos para a meia noite.

 

Bandas em Festa com 150 músicas em palco fecham o programa

 

O Dia do Município, 13 de junho, é como habitualmente dedicado às cerimónias religiosas e à Sessão Solene do Dia do Município (15h no Cine-Teatro), mas como uma estreia reservada para a noite, Bandas em Festa.

 

Um espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com 150 músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas – Nelson Aguiar, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical. Terá início às 21h no grande palco das festas, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.

 

 

Entretanto, na tenda das tasquinhas de gastronomia regional, continua o certame dos sabores mais tradicionais. Até dia 13, pode degustar os pratos típicos e as melhores iguarias confecionadas pelas várias coletividades participantes. 

São elas: Acadof, Estarreja Andebol Clube, Saias & Companhia, Tás’Ku’Ela, Associação Cultural de Salreu, Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, Trepa de Estarreja, As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã, Arsenal de Canelas, Vai Quem Quer, Tribal e Os Morenos.

 

 

Programa completo \ Brochura das Festas