Dia Internacional do Jazz: Big Band Estarrejazz convida João Mortágua

A aposta na música jazz é uma realidade inseparável da política cultural do Município de Estarreja

quinta, 26 de abril 2018


Estreada em novembro de 2013, no âmbito do festival que lhe dá nome, a Big Band Estarrejazz volta a apresentar-se no auditório do Cine-Teatro de Estarreja para celebrar o Dia Internacional do Jazz, já no próximo domingo, dia 29 de abril, às 17h00. O Jazz será comemorado num concerto que conta com o saxofonista João Mortágua como convidado.
 
João Mortágua, estarrejense e membro da Big Band Estarrejazz, músico diplomado em jazz pela ESMAE e que tem estado ativo numa grande diversidade de projetos, é o convidado de honra num espetáculo de tributo ao jazz, dirigido por Carlos Azevedo. João Mortágua foi o vencedor do Prémio RTP/Festa do Jazz "Artista do Ano".
 
Aquecimento para o ESTARREJAZZ’2018
 
Em 2012, a UNESCO decretou o dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, por ser uma expressão musical que promove a liberdade e o diálogo entre culturas. Em Estarreja, desde 2005 o Cine-Teatro de Estarreja acolhe, anualmente, o Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja. Trata-se de um evento dedicado ao jazz que acontece no início do mês de outubro, com um cartaz composto por concertos de grandes músicos contemporâneos e ainda uma forte componente formativa que, em 2012, levou à formação da Big Band Estarrejazz.
 
Ao longo de várias edições, doze, o Estarrejazz recebeu nomes como Maria João, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, André Fernandes, Nelson Cascais, Carlos Barretto, Carlos Bica, Samuel Lercher, Carlos Azevedo, Luisa Sobral, Charles Mingus, The Mingus Project, Lokomotiv, Pedro Calero, Colina, Miralta, Sambeat Trio, Coro do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian,  Zé Eduardo, sem esquecer as presenças de luxo de Kurt Elling, as portuguesas Cristina Branco e Rita Maria, a sueca Lina Nyberg, a espanhola Mili Vizcaíno, a carioca Paula Morelenbaum em concerto exclusivo com Ralf Schmid.
 
O festival de jazz continua a afirmar-se pela qualidade das propostas e pela vertente pedagógica, através dos workshops e masterclasses de instrumento e ensemble. Este ano, o Estarrejazz decorrerá entre 4 a 13 de outubro.