Festival de Cinema de Avanca em Istambul

A 22ª edição do “AVANCA 2018 - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, tem uma pré-abertura na cidade de Istambul, exibindo uma seleção de filmes de animação portugueses que tiveram a sua estreia mundial no festival de AVANCA.

Terça, 24 de Abril 2018


A vigésima segunda edição do “AVANCA 2018 - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, tem uma pré-abertura na cidade de Istambul, exibindo uma seleção de filmes de animação portugueses que tiveram a sua estreia mundial no festival de AVANCA.

A convite do ANIMIST 2018, António Costa Valente, diretor do Festival AVANCA, irá intervir na sessão de encerramento deste evento, organizado pelo Departamento de Animação da BAU - Bahçeşehir University.

Este evento, que decorre nesta mítica cidade turca até terça-feira dia 24 de abril, reúne convidados do cinema de animação do oriente e do ocidente, sendo o Festival de Cinema AVANCA, o evento convidado na edição deste ano.

Em Istambul serão exibidas obras de alguns dos mais emblemáticos cineastas do cinema português de animação, como Cláudio Jordão, Manuel Matos Barbosa, Patrícia Figueiredo, Carlos Cruz, Raquel Felgueiras, Vítor Lopes, Raquel Atalaia ou Francisco Lança.

Entre os filmes que serão exibidos estará o filme português mais premiado de sempre, “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, e também o filme de ficção científica “15 bilhões de fatias de (-T) + Deus” que foi realizado em 2012, o ano em que o cinema português não teve qualquer apoio estatal. Este filme inscreve por isso um especial agradecimento à crise e também ao Nobel neurocirurgião Egas Moniz pelo seu sentido inspirador.

A paisagem à volta de Avanca estará representada no filme “A ria, a água, o homem...”, que no apurado desenho de Matos Barbosa permite um mergulho na memória e nas ancestrais atividades da apanha do moliço e da pesca na ria.

Tendo todos os filmes sido produzidos no estúdio de cinema de animação do Cine-Clube de Avanca, em colaboração e parceria com diversas entidades e produtoras, os filmes que o AVANCA seleccionou têm uma particular aproximação ao contexto motivador do festival turco.

O ANIMIST 2018 procura deliberadamente o encontro com a palavra “animista”, relembrando "o poder que constantemente se renova e se modifica fora das atividades humanas; todos os instintos de uma pessoa; meio ambiente, a natureza que não sofreu grandes mudanças por mãos humanas e preservou sua beleza natural”. O festival lembra ainda que há muitas palavras derivadas como: anima, animal, animação, animador...

Este encontro entre Avanca e Istambul marca a continuidade de procura de aproximações que têm marcado os vinte e um anos do Festival AVANCA. Anteriormente foram estabelecidas pontes com várias cidades europeias, do Brasil, mas também da Ásia, nomeadamente com Tóquio de que resultou a publicação do “International Journal of Cinema”.
O 22º AVANCA 2018 irá acontecer este ano entre 20 e 29 de julho próximo, numa organização conjunta do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja e diversas entidades locais. Como habitualmente, o festival integrará uma conferência científica, congregando diversas universidades e centros de investigação portugueses e estrangeiros.