Hoje é Dia Internacional de Voluntariado

Como vista à promoção, valorização e qualificação do voluntariado a Câmara Municipal de Estarreja implementou uma bolsa de voluntários, que permite o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado no concelho. Esta iniciativa cria as condições para disponibilizar informação, formação e apoios diversos às organizações e às pessoas voluntárias. Por uma causa, seja voluntário!

terça, 05 de dezembro 2017

O que é?
O Banco Local de Voluntariado de Estarreja (BLV) é um serviço que visa promover, valorizar e qualificar o voluntariado.
O BLV é um serviço que promove o encontro entre a procura e a oferta de voluntariado no concelho de Estarreja, disponibiliza informação, formação e apoios diversos às organizações aos voluntários.

O que é o Voluntariado?
É o conjunto de ações de interesse social e comunitárias realizadas de forma desinteressada por pessoas, através de projetos ou programas ao serviço de indivíduos, das famílias e da comunidade, sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Quais os objetivos?
•Valorizar e promover o Voluntariado;
•Conciliar a oferta e procura de Voluntariado; •Sensibilizar as pessoas e as instituições para o Voluntariado;

Como participar?
Através de inscrição no Banco Local de Voluntariado de Estarreja dos Voluntários e das Entidades Promotoras de Voluntariado

Destinatários
Voluntário: Todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que de forma livre, desinteressada e responsável pretendem, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de Voluntariado.
Organizações: Todas as entidades de direito público ou privado, sem fins lucrativos, socialmente reconhecidas, que promovam ou pretendam promover projetos de voluntariado no concelho e que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.
Podem inscrever-se entidades e instituições do concelho de Estarreja, tais como Associações, Fundações IPSS, Juntas de Freguesia, Escolas, Misericórdias, Serviços de Saúde, entre outras.

Estas entidades encontram no Banco Local de Voluntariado o espaço ideal para divulgar os seus programas, bem como identificar interessados na adesão às suas ações.

Em que áreas é possível exercer voluntariado?
• Ação Social;
• Educação;
• Cultura;
• Ambiente;