Contas e bordados nos workshops do ESTAU

quarta, 13 de setembro 2017

Ainda pode participar nos workshops do festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana, que está a decorrer até dia 17 de setembro. Independentemente da idade, o convite é dirigido a todos os interessados que podem participar numa (ou mais) sessões, das oito previstas, do workshop “A Avó Veio Trabalhar”, e que vai resultar numa peça única bordada a várias mãos.

Para o fim de semana e inserido no Mostruário – Uma Espécie de Feira, sugerimos o workshop “Quantas Contas Contas?”, orientado por Mariana Malhão, que se realiza no domingo à tarde (15h – 17h30).

A AVÓ VEIO TRABALHAR (PORTUGAL)
residência artística + workshop - bordado

3 a 16 setembro | 10h-13h \ 15h-19h Quartel General ESTAU, Casa da Cultura, Biblioteca

INSCRIÇÕES http://bit.do/avoveiotrabalhar

Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que através da utilização dos lavores tradicionais e do design aumenta o poder de intervenção dos séniores na nossa sociedade. No workshop “A Avó vai ao ESTAU” os lavores domésticos e o design responsável colocam os seniores no lugar de mestres da comunidade. Pelas suas mãos, constroem-se peças únicas e ensinam-se técnicas, que contam a história do património imaterial, que são conhecimento e história da comunidade local. Pelas mãos das avós de Lisboa (equipa Avó Veio Trabalhar) e a comunidade sénior (e não tão sénior) da cidade de Estarreja, bordar-se-á uma peça comunitária, tendo como banda sonora, as ideias e memórias do lugar, das suas ruas, do seu povo e da sua história.

:: locais em que irá decorrer o workshop _ Quartel General ESTAU + Casa da Cultura de Estarreja + Biblioteca Municipal de Estarreja

:: público _ bordadeiras ou bordadeiros profissionais ou amadores, amantes ou curiosos dos bordados. Podem nunca ter pegado numa agulha, as avós ensinam! Garantimos que as formadoras têm no mínimo 50 anos de experiência!

:: participação _ gratuita e limitada a 8 pessoas/sessão de trabalho (manhã ou tarde), mediante inscrição obrigatória

QUANTAS CONTAS CONTAS?
Workshop orientado por MARIANA MALHÃO PT
17 setembro | 15h00 > 17h30

INSCRIÇÕES http://bit.do/contascontas

O Mostruário irá apresentar-se por Estarreja com muitas histórias, muitos contos, muitos sonhos, e encantos, muitos riscos e rabiscos. Muitas (novas) cores e sons e como acreditamos que tudo isto é passível de ser transposto por e em contas, iremos trazer muitas também até cá. Para que miúdos e graúdos se deliciem com a desconstrução e reconstrução de todas as realidades e irrealidades, que todos os contos e contas podem conter!

público _ estudantes e não estudantes, dos 14 aos 60 anos (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respectiva autorização pelos encarregados de educação).

participação _ gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição obrigatória

formadora _  ilustradora Mariana Malhão, natural de Coimbra. Licenciou-se recentemente (2016) em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Porto, cidade onde vive atualmente. Apesar deste curso, o seu trabalho pessoal foca-se no desenho e produção de objetos 3D tentando criar um paralelismo entre eles. Representa um universo colorido e um imaginário para crianças e adultos.

Actualmente coorganiza com Dylan Silva a feira de artes diversas "Sábado-Feira" nos Maus Hábitos, Porto e algum dos seus trabalhos podem ser encontrados à venda na Ó! Galeria e Duas de Letra no Porto e na livraria infantil It's a Book em Lisboa.