600 ‘bioracers’ já treinaram para a corrida de 24 de setembro

Ao ritmo de um treino por mês desde maio, terminou o programa de preparação para a BioRace Challenge 2016, com um número record de participantes. Um total de 600 pessoas aderiram aos bootcamps pondo à prova a sua condição física e antevendo a corrida de obstáculos de 24 de setembro no BioRia.

terça, 23 de agosto 2016

Não obstante o sucesso da primeira edição da BioRace, que contou com 550 participantes, as expectativas da organização para os bootcamps de preparação foram completamente superadas, destacando-se o treino que decorreu nos Percursos BioRia com partida do Parque Álvaro Nora, em Canelas, e que teve a presença de mais de 200 participantes (veja aqui a reportagem do Ponto & Vírgula). Para além do Baixo Vouga (21 maio e 24 julho), o Parque Municipal do Antuã (26 de junho) e a Praia da Torreira (14 agosto) foram os outros campos de treino da edição deste ano dos bootcamps.

O coordenador da BioRace, Norberto Monteiro, está bastante satisfeito com “a mobilização de participantes” e lembra que “o espírito da prova é a superação e diversão”, o que deixa em aberto a participação de pessoas todas as idades (a partir dos 14 anos), que poderão fazer a prova de 24 de setembro ao seu ritmo. Os ‘bioracers’ chegaram de vários pontos do país, com grande afluência dos distritos de Aveiro e Porto, e aproveitam os bootcamps para fazer exercício e estar em contacto com a natureza. “Para além de grupos de amigos, familiares, empresas, ginásios, também encontramos atletas federados sobretudo de atletismo e orientação que procuram atingir bons tempos e melhorar a condição física.”

Tendo como cenário a beleza do BioRia, com os campos do Baixo Vouga, os arrozais, os caniçais e as linhas de água sempre presentes, o contacto direto com a natureza é uma das experiências que os participantes mais valorizam. Por outro lado, esta prova está a “incutir hábitos saudáveis e verificamos que muitas pessoas que não tinham como hábito fazer desporto, agora o fazem com o objetivo de se prepararem para a BioRace, usufruindo da rede de percursos do BioRia.

As inscrições para a BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos continuam abertas. Atualmente com 850 inscritos, registando-se a presença de equipas de Aveiro, Coimbra, Porto, Braga, Guimarães e Lisboa, o desafio lançado pela Câmara Municipal de Estarreja está a ter uma ótima recetividade, esperando-se que se consiga ultrapassar a meta definida para este ano: os 1000 inscritos. A organização tem como objetivo melhorar o percurso em relação a 2015, tornando a prova o mais natural possível, com mais e melhores obstáculos.