Higiene e limpeza pública

O esforço contínuo da Câmara Municipal de Estarreja na melhoria das áreas de Limpeza Urbana, Recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Recolha Seletiva e Reciclagem trouxe mudanças muito favoráveis, que se iniciaram em 2002.

Para um Concelho mais limpo e agradável, os sacos do lixo na via pública, à porta das casas, são uma imagem do passado, extinta pelo novo sistema de limpeza pública e de recolha de RSU. A autarquia pôs em marcha as seguintes medidas: melhoria da recolha do lixo e da limpeza em todas as freguesias; reforço do número de contentores, ecopontos e papeleiras; introdução de novos equipamentos de lixo (nomeadamente os contentores e ecopontos em profundidade denominados MOLOK, mais higiénicos e ecológicos; ecopilhas, ecobox e ecopontos domésticos); e a aquisição de máquinas de limpeza.

A autarquia, através da Subunidade de Higiene e Limpeza Pública, tem desenvolvido todos os esforços no sentido de prestar um serviço público eficaz de carácter estrutural essencial ao bem-estar geral da população de Estarreja e à qualidade ambiental da Cidade.

Para além da aposta em infraestruturas, a informação e sensibilização das populações, desde muito cedo implantada, têm-se revelado fundamentais para o sucesso da estratégia definida e rumo a um desenvolvimento sustentável, no qual se enquadram os vetores ambiental, económico e social, no processo de desenvolvimento do Concelho e na promoção da cidadania.

O crescimento das ruas a manter e o consequente aumento de utentes a servir tem vindo a exigir um esforço de adaptação e a promoção de ações internas (certificação da subunidade) conducentes ao aumento da produtividade da equipa.

 

Neste programa, inclui-se entre outras as seguintes ações: varredura manual, varredura mecânica, limpeza de sarjetas e sumidouros, operações de limpeza preventiva (desentupimentos superficiais), e limpeza de todos os terrenos baldios, camarários e privados, através de posse administrativa/resultante de processos de contraordenação, exterminação de ervas e aplicação de herbicida, com o objetivo de eliminar as herbáceas infestantes, existentes nesses espaços.

Na área da limpeza pública e salubridade, também de suma importância são as desinfestações, em todas as instalações municipais e nas escolas do 1º Ciclo, com campanhas de desratização, desinsectização e de combate a outro tipo de pragas e infestantes que possam ocorrer. Acompanhando esta dinâmica, também na componente de Limpeza urbana, a utilização de maquinaria pesada é uma realidade.