Componente de Apoio à Família - 1º Ciclo do Ensino Básico

ESTARREJA MUNICÍPIO EDUCADOR

A evolução dos quadros sociais e familiares tem vindo a influenciar as medidas de orientação política, no que diz respeito à educação, uma vez que nos dá conta de alterações na sua organização ao longo dos últimos anos: o número de elementos na família tende a ser cada vez mais reduzido, pai e mãe trabalham fora de casa e, não raras vezes, os avós ainda estão empregados ou vivem longe.

Neste sentido, procurando ajustar os modos e tempos de funcionamento dos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias do concelho, a Câmara Municipal de Estarreja entendeu constituir-se como entidade promotora da Componente de Apoio à Família (CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 5.º da Portaria 644-A/2015, de 24 de agosto.

Este serviço tem como principal intuito assegurar o acompanhamento dos alunos antes e/ou depois das componentes curriculares e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva, pelo que é constituído por duas vertentes distintas:
. o Acolhimento (08h00m-9h00m)
. o Apoio ao Estudo (17h00m-18h00)
 

FUNCIONAMENTO

O funcionamento da CAF será estabelecido anualmente de acordo com o número de alunos inscritos e as necessidades dos Encarregados de Educação. As atividades serão desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino ou, sempre que se justifique, em locais alternativos previamente selecionados pela Câmara Municipal de Estarreja.

INSCRIÇÃO

Os Encarregados de Educação das crianças inscritas no 1.º Ciclo do Ensino Básico que pretendam que as mesmas usufruam da CAF (Acolhimento e Apoio ao Estudo) devem proceder à sua inscrição no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

COMPARTICIPAÇÃO

A inscrição nas vertentes de Acolhimento e Apoio ao Estudo é gratuita e facultativa. 

 

Horário de Funcionamento:

Agrupamento de Escolas de Estarreja: 8h00-9h00 / 17h00-18h00
Agrupamento de Escolas de Pardilhó: 8h00-9h00 / 17h00-18h00

A missão é garantir que as atividades de animação e de apoio à família proporcionem momentos de diversão e descontração às crianças, valorizando o prazer de brincar por brincar, bem como ajustar o tempo de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino atendendo às necessidades das famílias.

Estarreja enquanto município Educador, procura desenvolver um conjunto de estratégias, assentes em parcerias sólidas com os agentes educativos e sociais, apostada numa metodologia equitativa, solidária e de assento territorial. Neste contexto, construir uma verdadeira sociedade do conhecimento sem exclusões, pressupõe criar oportunidades de acesso a TODOS, a saberes fundamentais para uma adaptação crítica e participação ativa face aos desafios da globalização, promovendo-os como cidadãos de pleno direito.
 

DOCUMENTOS GERAIS

Folheto Informativo Ficha de Inscrição Declaração de Desistência Justificação de Falta