Avanca

Presidente José Borges [PS]

Sede Morada: Largo da Igreja, nº15, 3860-133 Avanca 
Horário: 13h30 – 18h 
Tel: 234 884 424 
Email: jf-avanca@mail.telepac.pt | Website www.jf-avanca.pt

Área: 21.5 Km2 | População residente: 6.189 | Distância à sede de concelho: 6 km

Avanca é limitada pelos concelhos de Ovar, Murtosa e Oliveira de Azeméis. É servida pela Estrada Nacional 109, pela A29, bem como pela linha ferroviária do Norte. A sua comunicação com a Ria de Aveiro faz-se através da Ribeira do Mourão.

Toponímia
Abanca, Ananqua, Vanca, Vanqua e Avanca são diferentes grafias do vocabulário Avanca. A origem deste é obscuro, no entanto “basta o topónimo para garantir ao território desta freguesia uma antiguidade pré-nacional (sufixo Anco-origem pré-romana). A restante toponímia da freguesia é também muito importante pelo medievalismo pré e pós nacional" ex. Água Levada, Arada, Gonde, etc.

Avanca, tal como hoje é escrita, começou a usar-se no século XVII, mas apareceu escrita pela primeira vez no ano de 1046, numa carta de testamento "Avanca, tres villas que comparavimus". Existem igualmente teorias que defendem que antigamente terá aqui existido uma vila com o nome de Banca, outros há que defendem que Avanca é significado de avenca, planta medicinal.

História
Havendo dúvidas quanto à sua localização terá existido em Avanca o Mosteiro de Santa Marinha, que o rei D. Ordonho II doou em 922 ao Bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestuma "Et in ripa de Antoana Monasterio Sancta Marina... illum obtinuit dommus Salomon". Em 1254, D. Sancho II doou o Padroado de Avanca a D. Pedro, bispo do Porto e à sua sede, o que de alguma forma comprova que Avanca mantinha uma vida religiosa organizada e bastante desenvolvida.

Em 1257 perde a sua individualidade político-administrativa, foi doada por D. Afonso III com o Couto de Antuã ao Mosteiro de Arouca para se poder efetuar a troca do Couto de Bouças. O Monarca tentou mais tarde reavê-los, mas não o conseguiu, devido ao seu elevado rendimento que as freiras de Arouca decidiram conservar. "A Rainha Santa Mafalda confirma nele a doação de Bouças ao seu mosteiro e prova que já naquele tempo havia criação de gado cavalar nos campos de Antuã".

Em 15 de novembro de 1519, D. Manuel deu Foral a Antuã, em Évora, no qual se declaram os direitos do Mosteiro de Arouca sobre o mesmo Couto. Até à data de 1834, o dito Mosteiro foi donatário das terras de Avanca. Porém, com a proclamação das leis de Joaquim António de Aguiar, extinguindo os conventos e confiscando-lhes os bens, acabou o domínio que durara 577 anos.

A partir do século XVI formou-se em Avanca um importante núcleo de Nobreza Rural, ao mesmo tempo que permite adivinhar um pouco do que terá sido o desenvolvimento económico desta freguesia até meados do século XIX, onde a agricultura era, indiscutivelmente a actividade mais lucrativa aliada à apanha do moliço e pesca.

Festas e romarias
Santa Marinha 18 de julho | Sto. António 13 de junho 
Santa Luzia 13 de dezembro | S. Sebastião 21 de janeiro